É uma condição inflamatória, crônica e recorrente dos folículos pilosos e que costuma acometer axilas, virilhas, região genital, nádegas e a área ao redor das mamas. É uma doença muito confundida com furúnculos, portanto é muito frequente que o diagnóstico da Hidradenite supurativa demore anos para ser feito, o que é ruim pois gera um atraso no tratamento adequado.
É uma doença que tem um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes e está associada com ansiedade, depressão e até mesmo ideação suicida. A Hidradenite supurativa é influenciada por fatores intrínsecos como predisposição genética, alteração hormonal, hipertensão, dislipidemias, diabetes e fatores extrínsecos relacionados com obesidade, tabagismo, atrito mecânico e o uso de alguns medicamentos. Ela se manifesta geralmente após a puberdade, durante a segunda ou terceira décadas de vida. Apresenta-se com maior frequência em mulheres.
As lesões costumam ser muito dolorosas e podem gerar grande desconforto causado pela eliminação de secreções e pus das lesões em atividade. Pode haver formação de cicatrizes nas áreas afetadas. O tratamento depende da gravidade da doença e pode ser feito com loções, cremes e até medicamentos por via oral ou subcutâneo.
Além do tratamento clínico, algumas abordagens cirúrgicas podem ser associadas para a obtenção de melhores resultados. As medidas gerais também são importantes; recomenda-se higienização adequada das áreas afetadas, redução de traumas, controle do peso, abandono do fumo e realização de curativos absorventes (ex: curativos com hidrocoloides), que não irritem o local da lesão, com o intuito de diminuir o desconforto causado pelo exsudato (pus e outras secreções) das lesões ativas, mantendo a superfície seca e livre de odores.
A recorrência das inflamações pode acarretar cicatrizes graves e consequentemente limitação ou incapacidade de movimento no local afetado, além de dor e grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Espera-se que o tratamento adequado contribua para a redução da frequência de novas lesões, controle da produção de secreções, prevenção da progressão da doença, diminuição da formação de cicatrizes, melhora dos sintomas e da qualidade de vida dos pacientes.
A Dra. Cristiane Cárcano tem experiência no tratamento de pacientes com Hidradenite supurativa e acredita que o diagnóstico precoce associado a um tratamento direcionado pode diminuir as sequelas da doença.