Micoses de pele

As micoses representam um grupo de doenças causadas por fungos. As micoses superficiais podem acometer a pele, as mucosas (boca, vagina, região anal), os cabelos e as unhas. As micoses superficiais da pele são doenças muito comuns. 

A candidíase é causada por fungos do gênero Candida sp. Pode acometer áreas de dobras (intertrigo), região genital e a boca. O diagnóstico é clínico, podendo ser complementado pelo exame micológico. O tratamento das lesões localizadas na pele envolve manter as áreas afetadas secas e ventiladas e uso de antifúngicos tópicos (cremes ou pomadas). Formas extensas podem necessitar de tratamento com medicação oral.  

A pitiríase versicolor, conhecida popularmente como “pano branco” é um tipo de micose superficial da pele causada por espécies do fungo Malassezia. É uma micose frequente em climas tropicais, portanto é muito comum em nosso país. Ela cursa com manchas brancas, vermelhas ou marrons, com descamação associada, localizadas em face, pescoço, ombros, peito e costas. Alguns pacientes possuem quadros recorrentes e frequentes, e necessitam de um tratamento mais prolongado. 

As dermatofitoses (tinhas) são causadas por fungos dermatófitos.  Podem afetar qualquer área da pele corporal, unhas e cabelos e o nome da doença reflete o local acometido: tinha do couro cabeludo, da barba, da mão, do pé, da unha, do corpo, etc. O diagnóstico é baseado na avaliação clínica e o exame micológico direto e a cultura para fungos podem auxiliar nos casos duvidosos ou quando é necessário identificar o fungo causador antes de iniciar o tratamento, como é o caso das tinha das unhas. Nas tinhas de couro cabeludo o exame com lâmpada de Wood pode auxiliar no diagnóstico de acordo com presença da cor da fluorescência observada ou até mesmo quando há ausência de fluorescência. O tratamento pode ser feito com o uso de cremes, loções ou pomadas contendo antifúngicos ou com o uso de medicamentos por via oral (antifúngicos sistêmicos). 

Há muitos outros tipos de micoses da pele, portanto para o diagnóstico preciso o Dermatologista precisa examinar o paciente e em algumas situações há necessidade de solicitar o exame micológico para auxílio diagnóstico.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.