A pele pode ficar mais ressecada durante os meses mais frios do ano, podendo ter um aspecto mais esbranquiçado e gerar a sensação desagradável de repuxamento. Algumas áreas do corpo são mais sensíveis ao ressecamento como os lábios, as mãos e as pontas dos dedos, os quais podem apresentar rachaduras que são muito dolorosas. Um fator que contribui de forma importante para o ressecamento é o costume de tomarmos banhos mais quentes no inverno. Isto favorece a remoção da oleosidade e diminui o manto lipídico, que é a camada de gordura natural que ajuda a preservar a saúde da pele e que retém a umidade na pele.
Devemos estar atentos com os cuidados com a nossa pele, principalmente nessa estação, pois existem algumas doenças de pele que podem piorar ou surgir no inverno, como a caspa, a dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose vulgar. Para evitar tais complicações, Dra. Cristiane Cárcano enfatiza que é muito importante aumentar a frequência de hidratação da pele e ter uma alimentação saudável. Algumas frutas, como morango, laranja, acerola e alguns vegetais, como brócolis e repolho, são ricos em vitamina C e minerais e atuam neutralizando os radicais livres e auxiliando contra o envelhecimento da pele. Em relação à hidratação, devemos lembrar de beber pelo menos dois litros de água todos os dias.
Os cremes e loções hidratantes devem ser usados logo após o banho. Evite banhos quentes e demorados, e não utilize com frequência buchas ou esponjas na pele durante o banho.
Óleos de banho são uma boa alternativa ao uso do sabonete convencional. Os lábios e as mãos devem ser constantemente hidratados, várias vezes durante o dia, evitando assim, possíveis rachaduras. Não podemos nos esquecer de usar regularmente o protetor solar, mesmo nos dias nublados. Manter a sua pele saudável no inverno vai te deixar mais preparado para aproveitar esta estação tão estilosa!