A tricoscopia (dermatoscopia do couro cabeludo e dos cabelos) é um exame utilizado no auxílio diagnóstico dos distúrbios dos cabelos: doenças que acometem diretamente o folículo piloso, doenças que alteram a haste (fio) do cabelo e as doenças que comprometem a pele do couro cabeludo. Atualmente, a tricoscopia é parte essencial do exame dermatológico nos pacientes com queixas capilares. Existem vários equipamentos de tricoscopia com capacidade de ampliação de imagens de 10X (dermatoscópio manual) a 1.000X (videodermatoscópio).
A tricoscopia pode auxiliar no diagnóstico diferencial de várias doenças que cursam com queda e/ou afinamento dos cabelos como: alopecia areata, alopecia androgenética, alopecia cicatricial centrífuga central, celulite dissecante, lúpus eritematoso discoide, foliculite decalvante, alopecia frontal fibrosante, queda de cabelo de padrão feminino, líquen plano pilar, tinha do couro cabeludo, eflúvio telógeno e tricotilomania.
O médico dermatologista, como a Dra. Cristiane Cárcano, ao realizar a tricoscopia busca identificar padrões tricoscópicos normais ou alterados (anormais). A tricoscopia, associada a uma história médica detalhada e um exame dermatológico minucioso representa o tripé fundamental para o diagnóstico das doenças capilares que cursam com queda ou afinamento dos cabelos.