Hanseníase

A hanseníase, antigamente conhecida como “lepra”, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. O Brasil é o segundo país do mundo em número de casos de hanseníase; são cerca de 30 mil casos novos da doença por ano. É uma doença muito antiga, mas que ainda permanece como um grande problema de saúde pública no nosso país. 

Qualquer pessoa pode adquirir a doença: homens, mulheres e crianças. A transmissão da hanseníase ocorre através do contato com as gotículas de saliva e secreções do nariz de pessoas doentes. As pessoas mais susceptíveis a adquirir a doença são as que estão convivendo muito próximo ou possuem contato prolongado com os doentes com hanseníase. 

A hanseníase é uma doença que ataca principalmente a pele e os nervos, alterando a sensibilidade ao frio, ao calor, à dor e ao simples toque. Os principais sintomas da hanseníase são: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, áreas dormentes, caroços pelo corpo, queda de pelos, áreas com diminuição ou ausência de suor, presença de formigamentos, dormências, câimbras e fraqueza em mãos e pés. As articulações e os olhos também podem ser afetados. Por comprometer os nervos, esta doença pode gerar incapacidades e deformidades nas mãos e nos pés, além de ferimentos que não cicatrizam. 

O diagnóstico precoce é fundamental para evitarmos as sequelas e a transmissão da doença para outras pessoas. O diagnóstico pode ser feito através do exame clínico de toda a pele, da realização do Teste de sensibilidade e avaliação dos nervos. A biópsia de pele e a baciloscopia são outros exames que podem auxiliar no diagnóstico. 

O tratamento específico é realizado com antibióticos e é fornecido gratuitamente pelo SUS. Uma vez que o doente inicie o tratamento, ele não transmite mais a doença. A hanseníase não é transmitida por um aperto de mão e nem pelo abraço. As pessoas que estão em tratamento ou que já fizeram o tratamento também não transmitem a doença. O estigma e o preconceito contra a hanseníase devem ser combatidos. É uma doença que tem cura. 

No mês de janeiro ocorre a Campanha Mundial de Combate à Hanseníase conhecida como “Janeiro Roxo”. Esta campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desta doença e alertar para o diagnóstico precoce. A Dra. Cristiane Cárcano atua na área da Hansenologia e tem experiência no atendimento e tratamento de pacientes com hanseníase.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.