Reações a Medicamentos

A pele é o órgão mais frequentemente afetado por reações adversas medicamentosas, também chamado de farmacodermias, as quais são alterações na pele e/ou nas mucosas como boca e olhos, provocados pelo uso de medicamentos.

As reações medicamentosas que afetam a pele podem ser classificadas em leves, moderadas ou graves, estas últimas são potencialmente fatais. A maioria das reações cutâneas induzidas por medicamentos são benignas e autolimitadas.

Entretanto, algumas reações podem evoluir de forma mais grave e necessitar de internação hospitalar, com monitorização das funções vitais e do envolvimento de outros órgãos, como rins, pulmões, etc. Qualquer medicamento pode provocar uma reação na pele, entretanto os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), antibióticos e anticonvulsivantes são as classes mais envolvidas. Reações medicamentosas na pele ocorrem com frequência alta em pacientes que fazem uso de medicamentos para o tratamento dos variados tipos de câncer.

Reações medicamentosas cutâneas podem simular inúmeras doenças dermatológicas. A Dra. Cristiane Cárcano tem experiência no cuidado de pacientes que apresentam reação na pele provocada por medicamentos, incluindo os casos de toxicidade cutânea provocada por fármacos que atuam no tratamento do câncer.

O Suporte Dermatológico em Oncologia é uma subárea de atuação do Dermatologista com o objetivo de tratar e minimizar os efeitos das condições dermatológicas na qualidade de vida dos pacientes e contribuir para a manutenção do tratamento oncológico.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.