A Oncodermatologia (Dermatologia oncológica) é uma subárea da Dermatologia bem ampla e que está relacionada com o diagnóstico, tratamento e prevenção dos variados tipos de câncer de pele (melanoma e não-melanoma).
O Dermatologista, como a Dra. Cristiane Cárcano, é o médico responsável por fazer o acompanhamento de pacientes com risco elevado para melanoma, como pacientes que possuem múltiplas “pintas” (sinais, tecnicamente denominados de nevos melanocíticos) e que já tiveram um melanoma ou possuem um familiar de primeiro grau que teve melanoma. Nestas situações, está indicado a realização do Mapeamento corporal total com dermatoscopia digital, um exame fundamental para identificar um melanoma em fase precoce (inicial). Além dos cânceres que se desenvolvem diretamente na pele, esta também pode ser afetada por metástases de outros cânceres (que surgem em órgãos internos) ou ainda pode ser acometida por condições que podem estar relacionadas a alguns tipos de câncer.
São as chamadas dermatoses paraneoplásicas, ou seja, condições que podem acometer a pele antes, durante ou após o diagnóstico de um determinado tipo de câncer. Mesmo antes de ser feito um diagnóstico de câncer, a pele pode ser afetada por alterações que podem direcionar o médico para o diagnóstico de uma síndrome genética com risco aumentado de câncer.
A vasta gama de modalidades de tratamento anticâncer vem mudando drasticamente a vida dos pacientes oncológicos, melhorando as taxas de sobrevida. No entanto, este notável progresso na terapêutica do câncer veio associado ao surgimento de inúmeros eventos adversos (efeitos colaterais) em vários sistemas orgânicos, incluindo condições que acometem a pele, os cabelos e as unhas.
Estas alterações podem gerar um importante comprometimento da qualidade de vida dos pacientes, e ainda impactam diretamente no tratamento, uma vez que a redução da dose utilizada ou suspensão do tratamento podem prejudicar a resposta terapêutica.
Neste contexto surgiu a “Oncodermatologia de Suporte”, uma área da Dermatologia dedicada a saúde dermatológica dos pacientes oncológicos em tratamento contra o câncer, bem como dos sobreviventes de câncer. Dra Cristiane Cárcano possui experiência no manejo de pacientes com reações dermatológicas aos inúmeros tratamentos oncológicos e acredita que uma abordagem multidisciplinar, envolvendo oncologista e dermatologista, é fundamental para minimizar os efeitos das condições dermatológicas na qualidade de vida dos pacientes e maximizar a consistência terapêutica.